Kalle Rovanperä não é propenso a grandes demonstrações de emoção. Ele não entrega citações que chamam a atenção nas manchetes e prefere deixar que o motorista de seu Toyota Yaris fale por ele.

Então, quando ele cruzou a linha de chegada do Wolf Power Stage final do Rally da Estônia na tarde do último domingo para se tornar o piloto mais jovem a vencer uma prova do Campeonato Mundial de Rally da FIA, o finlandês de 20 anos, é claro, manteve a calma.

Palavras de parabéns foram trocadas com a celebração do co-piloto Jonne Halttunen e sua equipe Toyota Gazoo Racing no parque de manutenção de Tartu nas proximidades e, quando pressionado por sua reação no pódio, ele admitiu que a vitória foi “muito boa”.

Isso foi atualizado para ‘muito, muito bom’ mais tarde. Mas o primeiro da mais nova geração do WRC a subir ao degrau mais alto do pódio deixou as emoções para o pai Harri, que enxugava as lágrimas de orgulho com seus óculos escuros pretos.

Não quer dizer que Kalle não se importe. Claro que sim. Ele tem trabalhado para esse momento desde que ele pulou ao volante de um carro pela primeira vez na idade escolar e exibiu um controle incrível ao volante em um vídeo que se tornou um sucesso instantâneo nas redes sociais.

Acontece que o finlandês domiciliado na Estônia é o rei do cool.

Mesmo com a vitória cada vez mais próxima, enquanto ele e Halttunen contavam as especiais na última etapa de domingo, a atmosfera dentro de seus Yaris permaneceu um pouco mais aceitável do que as temperaturas escaldantes que agraciaram este rally.

“Acho que hoje foi só tentar dirigir com um pouco de ritmo para aproveitar a direção e não cometer erros bobos se você diminuir muito a velocidade. Correu muito bem ”, reconheceu posteriormente.

“A sensação era boa no carro, foi surpreendente, mas não senti tanta pressão nem nada. Estava bastante calmo no carro o tempo todo, então foi muito bom .“Com certeza, quando terminamos, foi um grande alívio quando você finalmente conseguiu a vitória e sentiu a pressão diminuir um pouco. Claro, é uma sensação muito boa nesse ponto e é bom. ”

A vitória deu aos fãs finlandeses algo para comemorar. Este foi o 180º sucesso do país no WRC e Rovanperä se tornou o 16º piloto da casa espiritual do rally a gravar seu nome no quadro de vencedores do rally WRC.

Os finlandeses agora ocupam os quatro primeiros lugares na lista dos vencedores mais jovens. Rovanperä recebeu o elogio de seu chefe da Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala. Atrás, vem o próprio herói de Latvala, o falecido Henri Toivonen, e Markku Alén.